Parceiros e Equipes de Colaboradores

Parcerias:

  • Academia da Latinidade

A Revista Diáspora conta com a parceria da Academia da Latinidade .

 

001

 

  • UCAM

A Revista Diáspora conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas do Oriente Médio da Universidade Cândido Mendes.

 

candido

 

  • NEOM

 O Núcleo de Estudos do Oriente Médio foi criado em 2003 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF).

 

neom

Conselho Editorial:

  • Candido Mendes

Candido Mendes é reitor da Universidade Candido Mendes, membro da Academia Brasileira de Letras e Membro da Comissão de Alto Nível da Aliança das Civilizações – ONU. Autor de diversos livros, entre eles “A Razão Armada”, sua última publicação.

 

  • Beatriz Bíssio

Beatriz Bíssio é historiadora, jornalista e professora de Ciência Política do IFCS/UFRJ, onde coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul (NIEAAS). Foi fundadora da Revista Cadernos do Terceiro Mundo, que circulou de 1974 a 2005.

 

  • Fernando Resende

Fernando Resende é jornalista e pós-doutor pela School of Oriental and African Studies (SOAS – University of London). É professor de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia (LAN). É pesquisador de temas como comunicação, conflito e Oriente Médio.

 

  • Gisele Fonseca Chagas

Gisele Fonseca Chagas é Historiadora, e defendeu seu doutorado em Antropologia sobre a Mulheres Sufis na Síria. É professora de Antropologia da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM/UFF).

 

  • Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto é Historiador e Doutor em Antropologia pela Boston University, sobre Ritual e Experiência Religiosa Sufi na Síria. Antropólogo, professor do PPGA/UFF e coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM/UFF). É autor dos livros “Islã: Religião e Civilização, uma abordagem antropológica” e “Árabes no Rio de Janeiro: Uma identidade plural”.

 

Colunistas:

  • Murilo Sebe Bon Meihy

Murilo Sebe Bon Meihy é doutor em Estudos Árabes pela USP, Professor de História Contemporânea na UFRJ e colunista da Revista Diáspora. Suas pesquisas se concentram em temas relacionados ao Oriente Médio, à África e aos árabes no Brasil. É autor dos livros “As Mil e Uma Noites Mal Dormidas: a formação da República Islâmica do Irã”, “Os Libaneses” e “Leão, o Africano: a África e o Renascimento vistos por um árabe”. 

  • Gisele Fonseca Chagas

Gisele Fonseca Chagas é antropóloga, professora da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM/UFF).

  • Monique Sochaczewski

Monique Sochaczewski é doutora em História, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e colunista da REVISTA DIASPORA.